Provet - Medicina Veterinária Diagnóstica

Instruções para Exames


Qual especialidade você procura?

 

Oncologia



A oncologia veterinária, quando praticada em pequenos animais, é uma especialidade dedicada ao diagnóstico e ao tratamento dos diferentes tipos de câncer em cães e gatos.

A incidência do câncer nestes animais tem aumentado progressivamente nos últimos anos. Embora em princípio pareça uma informação desanimadora, na verdade é a prova de que os cães e gatos estão vivendo cada vez mais, já que o câncer usualmente* acomete animais idosos.

A cirurgia é considerada a principal abordagem no tratamento de câncer em cães e gatos. Aproximadamente 70 a 80% dos tumores têm indicação para tratamento cirúrgico.

Em alguns casos, a cirurgia é realizada como tratamento único. Porém, nos casos em que existe a possibilidade de disseminação do câncer para outros órgãos (disseminação metastática), a quimioterapia é indicada como tratamento complementar, visando a um melhor controle da doença e ao aumento da sobrevida do paciente.

O tratamento único com quimioterapia é indicado em cânceres como os linfomas e as leucemias, doenças relativamente comuns em cães.

Embora muitos proprietários expressem apreensão quanto aos efeitos colaterais que o tratamento possa desencadear, na prática observamos que a quimioterapia é menos agressiva a cães e gatos do que às pessoas a ela submetidas.

Alguns efeitos colaterais desencadeados pela quimioterapia em cães e gatos também incluem náuseas e vômitos, leucopenia (queda no número das células de defesa), diarreia e alopecia (queda dos pelos).

Na intenção de minimizar ou inibir os efeitos da quimioterapia, o médico veterinário oncologista recomenda o uso de terapia de suporte alguns dias após a sessão. Como exemplo podemos citar medicamentos para controle de náuseas, protetores de mucosa gástrica e intestinal e, em algumas situações, antibióticos.

Procedimentos realizados pelo serviço de Oncologia:

Atendimento clínico: • Consultas; • Quimioterapias; • Seguimentos (acompanhamento do paciente após o tratamento para rastrear metástases durante um período de tempo).

Atendimento cirúrgico: • Cirurgias; • Biópsias de tumores (excisionais e incisionais) de pele, subcutâneo, cavidade oral, cavidade nasal e óssea; • Crioterapia: indução de crionecrose (destruição por temperatura baixa) em tumores superficias de pele e mucosas; • Eletroquimioterapia (indução de morte celular através da quimioterapia associada à estimulação elétrica).

PROVET CRIA SERVIÇO DE IMPRESSÃO 3D INÉDITO NA AMÉRICA LATINA

A Parceria criada entre o PROVET, o médico veterinário Roberto Fecchio e o dentista Paulo Miamoto, alicerça-se na implantação do Serviço de Impressão 3D, acessível ao clínico e cirurgião. A impressão 3D nas ciências veterinárias tem sido usada com sucesso no planejamento cirúrgico, como modelo de ensino e na confecção de próteses. Fecchio e Miamoto são famosos internacionalmente pelo pioneirismo do uso da tecnologia 3D em reconstituições protéticas de animais, como jabutis, araras e tucanos.

“Temos um grupo voluntário conhecido como Animal Avengers, que já salvou vários animais com o uso da tecnologia 3D. Nosso objetivo é tornar essa tecnologia acessível ao clínico veterinário”, salienta Miamoto.

Inicialmente o PROVET oferecerá a impressão 3D para o planejamento cirúrgico de procedimentos ortopédicos complexos e também para a fabricação de guias cirúrgicos, a partir das imagens adquiridas por tomografia computadorizada e ressonância magnética.

Por meio da impressão 3D da lesão do animal avaliado, o cirurgião poderá planejar o procedimento cirúrgico. “Muitas cirurgias ortopédicas, como as correções de desvios angulares pelo fechamento precoce dos discos epifisários, exigem muito tempo do cirurgião para a realização de cortes ósseos e moldagem das placas. Com uma réplica 3D da lesão, o cirurgião poderá deixar estas etapas preparadas previamente e assim diminuirá significativamente o tempo anestésico e cirúrgico”, comenta Fecchio.

Outra aplicação da impressão 3D é a possibilidade de testar diferentes abordagens operatórias na peça impressa, antes da realização da cirurgia, bem como demonstrar aos tutores as condutas terapêuticas. A materialização da lesão do animal permitirá uma melhor compreensão do tutor sobre a necessidade cirúrgica e melhorará a comunicação entre este e o médico veterinário.

A impressão 3D complementará os exames de imagem de alta tecnologia já oferecidos pelo PROVET, como tomografia computadorizada e ressonância magnética e terá três objetivos iniciais:

PLANEJAMENTO - modelos, a fim de promover treinamento real do cirurgião, antes de realizar o procedimento no animal, promovendo maior habilidade e menor tempo cirúrgico-anestésico.

TREINAMENTO - o uso de modelos será uma oportunidade para refinar as técnicas cirúrgicas e procedimentos complementares com precisão e realismo, sem o uso de modelos animais ou cadáveres.

DETERMINAR MARGENS - a réplica da lesão permitirá a visualização fiel, por parte do cirurgião, na determinação de margens cirúrgicas a serem instituídas.

A instituição do Serviço 3D visa contribuir com o médico veterinário, levando alta tecnologia para a rotina clínica, permitindo avanços no atendimento.

Unidades

  • Aratãs

    Av. Aratãs, 1009
    Moema – São Paulo
    CEP: 04081-004
    Seg a Sex – 7h às 21h
    Sáb – 7h às 17h
    (11) 4210 7200
  • Jardim Anália Franco

    R. Francisco Zicardi, 16
    Jardim Anália Franco – São Paulo
    CEP: 03335-090
    Seg a Sex – 8h às 17h
    Sáb – 7h30 às 15h
    (11) 4210 7200
  • Divino Salvador

    Av. Divino Salvador, 774
    Moema – São Paulo
    CEP.: 04078-012
    Seg a Sáb – 9h às 19h (11) 5051 0306
  • Morumbi

    Av. Giovanni Gronchi, 2080
    Morumbi – São Paulo
    CEP: 05724-002
    Seg a Sex – 8h às 17h
    Sáb – 7h30 às 15h
    (11) 4210 7200

Parceiros