Saiba quais procedimentos e documentos precisam ser realizados antes de um pet embarcar para viagens internacionais
Aproveitando que o Provet fez uma live sobre sorologia da raiva, no último dia 29/04 pelo Instagram @provetdiag, pensamos em compartilhar informações importantes relacionadas a esta sorologia da raiva nos pets para quem pretende levá-los em viagens internacionais.
Há uma série de exigências que envolvem o transporte de um pet durante viagens internacionais, são critérios que variam de país a país. Antes de mais nada, é fundamental orientar o tutor a pesquisar quais são as recomendações do país que pretende visitar. As exigências mais comuns referem-se ao uso de microchips de identificação, avaliação clínica do pet para regularização de vacinações e vermifugação, realização de um exame sorológico de raiva e o cumprimento do período de quarentena, que em território brasileiro pode durar até 180 dias. Aqui, no Provet, nós realizamos a colocação do microchip, coletamos e enviamos a amostra de sangue para os laboratórios credenciados no exterior, Kansas (Kansas State University Rabies Laboratory), nos EUA e Apha (Animal and Plant Health Agency), na Inglaterra.
Para a realização do exame, o interessado pode optar pelas seguintes formas de atendimento:
– Coleta das amostras no Provet:
Indicada para clientes residentes na cidade de São Paulo e proximidades, as coletas das amostras de sangue podem ser realizadas em uma das unidades de atendimento do Provet. O procedimento é simples e rápido, executado por um profissional experiente. O paciente deverá comparecer no estabelecimento escolhido, sob condição de jejum alimentar de 8 a 12 horas (a água não precisa ser retirada). O Provet também conta com atendimento domiciliar, uma boa pedida para este período de distanciamento social. É necessário fazer o agendamento prévio para a coleta das amostras, seja no Provet ou domiciliar. Agendamentos: (11) 3579-1427
– Encaminhamento de amostras coletadas para o Provet:
Para quem mora fora da cidade de São Paulo, a dica é contar com o envio das amostras ao Provet. A coleta pode ser feita pela clínica onde o seu pet é atendido. Para mais informações, entre em contato com a logística Provet: (11) 3579-1427 / (11) 96076-0437
Documentação para viagem:
Após o cumprimento de todas as exigências requeridas pelo país de destino, o responsável pelo animal deve solicitar a emissão do Certificado Zoosanitário Internacional (CZI) junto a uma das unidades de atendimento do Ministério da Agricultura de sua cidade. Após emitido, este documento terá validade de aproximadamente 5 dias para dar procedimento ao embarque do animal junto a companhia aérea escolhida.
Confira os telefones de contato da unidade responsável em
São Paulo:
Ministério da Agricultura – Vigiagro Mezanino do Terminal de Passageiros 2 –
Aeroporto Internacional de Guarulhos – Asa C Telefone: (11) 2445-3606 /
2445-2800 / 2445-3683 / 2445-5956.
Atendimento especializado em viagens internacionais para animais domésticos
Se quiser contar com toda a tranquilidade de uma agência de viagens internacionais para animais domésticos, conheça os serviços da Petwork Travel (https://www.petworktravel.com.br/pt/). Eles oferecem soluções completas no transporte do seu pet, seja de forma acompanhada ou desacompanhada e cuidam de todos os detalhes para que ele faça uma viagem tranquila e segura.