Confira informações sobre o Coronavírus em animais, boas práticas e o que estamos fazendo para enfrentar este período
Você já deve ter escutado boatos de que os animais também são infectados pela COVID-19, é por isso que viemos esclarecer esta questão e contar um pouco do que estamos fazendo para passar por esta fase tão difícil da melhor maneira possível.
Os animais pegam Coronavírus?
Sim. Gatos, cachorros, furões e outros animais podem ser infectados com o Coronavírus, mas como se trata de um vírus com diversos subtipos, ele age de formas diferentes em cada espécie animal e não é transmitido de uma espécie para outra. Ou seja, o tipo de Coronavírus que acomete cães e gatos não contamina os humanos e nem o contrário. É justamente por isso que muitas Ongs defensoras dos animais têm feito campanhas para que as pessoas não abandonem seus pets por medo da pandemia.
Como o Provet está agindo durante o isolamento social?
Sabemos que nosso trabalho é essencial à saúde dos animais, por isso, continuamos atendendo e trabalhando ativamente nos exames e diagnósticos dos pets neste momento de isolamento social. Contudo, reduzimos o nosso horário de funcionamento: nas Unidades Morumbi e Anália Franco, das 8h às 17h e na Unidade Aratãs, das 7h às 18h.
Comunicamos também, que, afastamos funcionários que tenham se relacionado com pessoas infectadas pelo Coronavírus e estamos disponibilizando álcool em gel em todas as nossas unidades para funcionários e clientes. O mais bacana é que você pode contar com os serviços domiciliares do Provet, para evitar sair de sua casa ou clínica.
Quais são os serviços oferecidos pela Coleta Domiciliar do Provet?
Neste serviço do Provet, nossos profissionais vão até o conforto dos lares ou até as clínicas para realizar exames laboratoriais, eletrocardiograma, mensuração de pressão arterial e acabamos de anunciar uma novidade: agora é possível solicitar também o ultrassom abdominal à domicílio. O agendamento pode ser feito com toda a praticidade pelo WhatsApp: (11) 94509-7037.
Posso sair para passear com o meu pet?
Com todos em casa durante a quarentena, pets e tutores, precisam se movimentar e fazer exercícios. Se precisar sair de casa com o animal para acalmar a ansiedade do pet ou deixá-lo fazer suas necessidades, procure não interagir com as pessoas na rua, mantenha os mesmos cuidados de higiene recomendados para você com o pet, atente-se porque ele pode trazer o vírus em seus pontos de contato. Então, antes de entrar em casa, limpe o focinho e as patinhas com um lenço higiênico.
Como lidar com a ansiedade do meu pet durante o isolamento social?
Bom, a gente separou algumas dicas que podem te ajudar a manter a harmonia nesse período. Veja:
- Crie circuitos no corredor, com diferentes tipos de pisos, ervas e brincadeiras de faro. Mude a rota, colocando cadeiras, mesinhas, galões de água ou mesmo uma sacola plástica. Isso fará com que ele se distraia.
- Aproveite para fazer treinamentos e ensinar novos comandos, essas atitudes ajudam a estimular a cognição dos animais e melhorar a comunicação entre vocês.
- Curta muito este momento de troca e mais proximidade com o seu pet, afinal eles renovam as nossas energias.