Provet








Cardiologia

 

 

A cardiologia veterinária é uma área de atuação do médico veterinário que envolve o estudo do sistema cardiovascular e de suas afecções. Com o avanço dos meios diagnósticos e preventivos, o número de animais idosos vem aumentando e, conseqüentemente, maior a incidência de afecções relacionadas à idade, como alterações cardiorrespiratórias, oncológicas entre outras enfermidades.

 

 

As principais afecções cardiovasculares adquiridas são as valvopatias (degeneração crônica das valvas mitral e/ou tricúspide), cardiomiopatias (cardiomiopatia dilatada, hipertrófica, restritiva, arritmogênica do ventrículo direito, não classificada, entre outras), arritmias, neoplasias intra ou extra-cardíacas e alterações pericárdicas. Os felinos são principalmente acometidos por afecções miocárdicas (cardiomiopatias hipertrófica, restritiva, dilatada, entre outras); e algumas raças como Maine Coon, Ragdoll e Persa apresentam fatores genéticos envolvidos com a etiopatogenia destas afecções.

 

 

Dentre as alterações congênitas mais comuns, destacam-se a persistência do ducto arterioso (PDA), estenose aórtica e sub-aórtica, estenose pulmonar, comunicação interatrial (CIA), comunicação interventricular (CIV) e a tetralogia de Fallot.

 

 

Independentemente da enfermidade de base, a maioria das alterações cardiovasculares resulta em insuficiência cardíaca congestiva (ICC), e as principais manifestações clínicas relacionadas incluem tosse seca e improdutiva, cansaço fácil, intolerância a exercícios, distrição respiratória, cianose, pré-síncope, síncope, convulsão, ascite e edema de membros em fases mais avançadas.

 

 

O tratamento das cardiopatias é essencialmente medicamentoso, embora existam tratamentos cirúrgicos para determinadas afecções. A terapia é crônica e tem como objetivo a melhora na qualidade de vida e na sobrevida do animal.

 

 

Os exames complementares mais solicitados incluem ecocardiografia com Doppler (avaliação cardíaca anatômica e funcional), eletrocardiografia (avaliação da atividade elétrica do coração), mensuração da pressão arterial sistêmica, radiografia torácica, Holter 24 horas e exames laboratoriais.

 

 

Em caso de suspeita de cardiopatias e alterações cardiorrespiratórias, o animal pode ser encaminhado ao Serviço de Cardiologia do Provet. O paciente será acompanhado pelo médico veterinário responsável em conjunto com o clínico veterinário solicitante; e o mesmo será constantemente informado a respeito das decisões, diagnóstico, tratamento proposto e prognóstico do paciente cardiopata.

 

 

A consulta cardiológica deve ser solicitada por um médico veterinário, é realizada com horário marcado, nas Unidades Aratãs e Jardim Anália Franco, de segunda a sábado. O relatório de atendimento é fornecido ao clínico solicitante através de um sofisticado sistema de envio de laudos que facilita a integração de informações entre os responsáveis pelo paciente atendido.

 

 

O Provet conta com tecnologia e equipamentos de ponta, uma equipe de profissionais altamente qualificados para atender da melhor maneira nossos pacientes cardiopatas, buscando sempre realizar diagnósticos precisos.



Aratãs

Av. Aratãs, 1009

Moema – São Paulo

CEP.: 04081-004

Horário de atendimento:

Seg à Qui – 7h às 21h

Sex – 7h às 20h

Sáb – 7h às 16h

55 (11) 3579-1427 / 5055-1427

Divino Salvador

Av. Divino Salvador, 774

Moema – São Paulo

CEP.: 04078-012

55 (11) 5055-9271

Jardim Anália Franco

R. Francisco Zicardi, 16

Jardim Anália Franco – São Paulo

CEP.: 03335-090

Horário de atendimento:

Seg à Sex – 8h às 18h

Sáb – 7h às 15h

55 (11) 3579-1427

Morumbi

Av. Giovanni Gronchi, 2080

Morumbi – São Paulo

CEP.: 05651-002

Horário de atendimento:

Seg à Sex – 8h às 17h

Sáb – 7h às 15h

55 (11) 3579-1427