Provet








Radiologia Digital

 

 

É a especialidade médica que investiga através das imagens radiográficas, permitindo que se chegue a um diagnóstico.  Não nos referimos aqui às radiações com fins terapêuticos.  Seu princípio é a utilização dos raios X, que, se adequadamente empregados, produzirão imagens de excelente padrão radiográfico, ou seja, altamente resolutivas.  A descoberta desta radiação ionizante foi feita por Wilhelm Conrad Röentgen, Prêmio Nobel de Física, há mais de um século, mais exatamente no dia 08 de novembro de 1895, permitindo com que incontáveis vidas pudessem ser salvas através dos tempos, mediante este meio de diagnóstico.  A primeira radiografia da história em um ser humano correspondeu à da mão de Bertha Röentgen, sua esposa.  A ciência médica que explora por meio de imagens um determinado órgão, sistema ou estrutura é a imagenologia.  Estas imagens poderão ser obtidas por intermédio da radiologia convencional, da ultrassonografia, incluindo-se aqui a ecocardiografia, da tomografia computadorizada (TC), da ressonância magnética (RM), da medicina nuclear, etc., observando-se que na atual Medicina Veterinária só é menos empregada a última possibilidade.  Vale ressaltar neste momento que o Provet é o primeiro e único Centro de Diagnósticos Veterinários do Brasil a deter simultaneamente a TC e a RM.  Durante muitos anos, através da radiologia, tentou-se elucidar suspeitas clínicas abdominais, deixando muito a desejar neste sentido este meio de diagnóstico.  Atualmente se observa, não só com a evolução da Medicina Veterinária, mas também com o conhecimento dos profissionais que a exercem, a crescente demanda do exame de tomografia computadorizada para a exploração, como por exemplo, das cavidades torácica e abdominal, enquanto a ressonância magnética explora com perfeição o cérebro e a coluna vertebral.  Cada meio de diagnóstico tem a sua especificidade.  Eles se complementam entre si, servindo de subsídios para o exame clínico, possibilitando que se chegue a um bom diagnóstico.

 

As avaliações radiográficas das articulações coxofemorais para o diagnóstico e controle da displasia seguem as normas da Federação Cinológica Internacional e do Colégio Brasileiro de Radiologia Veterinária.  Os estudos radiográficos para o diagnóstico da displasia do cotovelo, além de requererem imagens de excelente qualidade, seguem a normatização do International Elbow Working Group.

 

Em 2009, o serviço de diagnóstico por imagens do Provet adquiriu a aparelhagem de radiografia digital. Assim, saiu do formato tradicional para entrar no mundo digital globalizado.

 

 

O sistema de radiologia digital usa a placa de imagem, substituindo o filme radiográfico, e escâner computadorizado, substituindo o processamento químico.

 

 

A informação da placa de imagem é lida e depois apagada, fazendo com que o cassete esteja pronto para ser usado novamente logo após a leitura. A luz da placa de imagem é capturada, gravada e processada para sua transformação em uma imagem na tela do computador. A partir daí, a imagem digitalizada pode ser otimizada pelo radiologista. Este pode alterar o brilho, contraste, ampliar, fazer mensurações, entre outras funções, otimizando assim a interpretação.

 

 

Além disso, essas imagens são criadas e armazenadas utilizando formato específico para imagens médicas, o DICOM, o que garante segurança e rastreabilidade dos dados atribuídos a elas.



Aratãs

Av. Aratãs, 1009

Moema – São Paulo

CEP.: 04081-004

Horário de atendimento:

Seg à Qui – 7h às 21h

Sex – 7h às 20h

Sáb – 7h às 16h

55 (11) 3579-1427 / 5055-1427

Divino Salvador

Av. Divino Salvador, 774

Moema – São Paulo

CEP.: 04078-012

55 (11) 5055-9271

Jardim Anália Franco

R. Francisco Zicardi, 16

Jardim Anália Franco – São Paulo

CEP.: 03335-090

Horário de atendimento:

Seg à Sex – 8h às 18h

Sáb – 7h às 15h

55 (11) 3579-1427

Morumbi

Av. Giovanni Gronchi, 2080

Morumbi – São Paulo

CEP.: 05651-002

Horário de atendimento:

Seg à Sex – 8h às 17h

Sáb – 7h às 15h

55 (11) 3579-1427