Provet








Neurologia

Durante a última década, notou-se um aumento na ocorrência de afecções neurológicas. Isso ocorre devido a diferentes fatores: aumento no tempo de vida dos animais, perfil mais exigente dos proprietários e maior encaminhamento destes casos pelo médico veterinário.

 

 

Faz parte da neurologia a avaliação do sistema nervoso central, que consiste em cérebro, tronco encefálico, cerebelo, medula espinhal e sistema nervoso periférico, formado por nervos e gânglios.

 

 

Muitas das doenças neurológicas que acometem animais se assemelham às de seres humanos, como:
– hérnia de disco;
– síndrome da disfunção cognitiva (parecido com Alzheimer);
– Shunt portossistêmico (vasos sanguíneos anômalos levando toxinas até o sistema nervoso central);
– meningoencefalite granulomatosa (parecido com esclerose múltipla);
– tumores;
– meningites;
– encefalites;
– derrames;
– epilepsia;
– convulsões, entre outras.

 

 

A grande maioria pode ter um tratamento de controle eficaz. Mas se a intervenção não for rapidamente realizada e conduzida de forma apropriada, sequelas graves podem ocorrer.

 

 

O Provet conta com a especialidade de Neurologia para auxiliar o veterinário clínico no diagnóstico, tratamento e acompanhamento dessas patologias.

 

 

PROVET CRIA SERVIÇO DE IMPRESSÃO 3D INÉDITO NA AMÉRICA LATINA

Por Dr. Roberto Fecchio

 

A Parceria criada entre o PROVET, o médico veterinário Roberto Fecchio e o dentista Paulo Miamoto, alicerça-se na implantação do Serviço de Impressão 3D, acessível ao clínico e cirurgião. A impressão 3D nas ciências veterinárias tem sido usada com sucesso no planejamento cirúrgico, como modelo de ensino e na confecção de próteses. Fecchio e Miamoto são famosos internacionalmente pelo pioneirismo do uso da tecnologia 3D em reconstituições protéticas de animais, como jabutis, araras e tucanos.

 

 

“Temos um grupo voluntário conhecido como Animal Avengers, que já salvou vários animais com o uso da tecnologia 3D. Nosso objetivo é tornar essa tecnologia acessível ao clínico veterinário”, salienta Miamoto.

 

 

Inicialmente o PROVET oferecerá a impressão 3D para o planejamento cirúrgico de procedimentos ortopédicos complexos e também para a fabricação de guias cirúrgicos, a partir das imagens adquiridas por tomografia computadorizada e ressonância magnética.

 

 

Por meio da impressão 3D da lesão do animal avaliado, o cirurgião poderá planejar o procedimento cirúrgico. “Muitas cirurgias ortopédicas, como as correções de desvios angulares pelo fechamento precoce dos discos epifisários, exigem muito tempo do cirurgião para a realização de cortes ósseos e moldagem das placas. Com uma réplica 3D da lesão, o cirurgião poderá deixar estas etapas preparadas previamente e assim diminuirá significativamente o tempo anestésico e cirúrgico”, comenta Fecchio.

 

 

Outra aplicação da impressão 3D é a possibilidade de testar diferentes abordagens operatórias na peça impressa, antes da realização da cirurgia, bem como demonstrar aos tutores as condutas terapêuticas. A materialização da lesão do animal permitirá uma melhor compreensão do tutor sobre a necessidade cirúrgica e melhorará a comunicação entre este e o médico veterinário.

 

 

A impressão 3D complementará os exames de imagem de alta tecnologia já oferecidos pelo PROVET, como tomografia computadorizada e ressonância magnética e terá três objetivos iniciais:

 

 

PLANEJAMENTO – modelos, a fim de promover treinamento real do cirurgião, antes de realizar o procedimento no animal, promovendo maior habilidade e menor tempo cirúrgico-anestésico.

 

 

TREINAMENTO – o uso de modelos será uma oportunidade para refinar as técnicas cirúrgicas e procedimentos complementares com precisão e realismo, sem o uso de modelos animais ou cadáveres.

 

 

DETERMINAR MARGENS – a réplica da lesão permitirá a visualização fiel, por parte do cirurgião, na determinação de margens cirúrgicas a serem instituídas.

 

 

A instituição do Serviço 3D visa contribuir com o médico veterinário, levando alta tecnologia para a rotina clínica, permitindo avanços no atendimento.



Aratãs

Av. Aratãs, 1009

Moema – São Paulo

CEP.: 04081-004

Horário de atendimento:

Seg à Qui – 7h às 21h

Sex – 7h às 20h

Sáb – 7h às 16h

55 (11) 3579-1427 / 5055-1427

Divino Salvador

Av. Divino Salvador, 774

Moema – São Paulo

CEP.: 04078-012

55 (11) 5055-9271

Jardim Anália Franco

R. Francisco Zicardi, 16

Jardim Anália Franco – São Paulo

CEP.: 03335-090

Horário de atendimento:

Seg à Sex – 8h às 18h

Sáb – 7h às 15h

55 (11) 3579-1427

Morumbi

Av. Giovanni Gronchi, 2080

Morumbi – São Paulo

CEP.: 05651-002

Horário de atendimento:

Seg à Sex – 8h às 17h

Sáb – 7h às 15h

55 (11) 3579-1427