Provet








Endocrinologia e Metabologia

Endocrinologia veterinária é a especialidade responsável pelo diagnóstico e tratamento de doenças que afetam as glândulas endócrinas (produtoras de hormônios). Os hormônios são substâncias químicas que controlam o metabolismo, o crescimento, o desenvolvimento e a reprodução, além de atuarem na adaptação dos animais ao meio ambiente. As glândulas endócrinas situam-se em diferentes partes do corpo, sendo que as principais são: hipotálamo, hipófise, tireóide, pâncreas, adrenais, ovários e testículos. Essas glândulas podem desenvolver problemas no seu funcionamento de forma a produzir hormônios em quantidade insuficiente ou em excesso.

 

 

As doenças endócrinas mais freqüentes são:
– diabetes mellitus (deficiência absoluta ou relativa do hormônio insulina);
– hipotireoidismo (deficiência dos hormônios da tireóide);
– hipertireoidismo (produção excessiva de hormônios tireoidianos);
– hipoadrenocorticismo (deficiência dos hormônios produzidos pela adrenal);
– hiperadrenocorticismo (produção excessiva de hormônios produzidos pela adrenal).

 

 

Beber muita água e urinar exageradamente, apresentar um apetite exacerbado, ganhar ou perder peso excessivamente, apresentar distensão abdominal, sonolência, “preguiça”, tremores e lesões de pele recidivantes são sintomas (alterações) que podem ser compatíveis com algum distúrbio de causa hormonal, ou seja, uma doença endócrina que cães e gatos podem apresentar.

 

 

Além de ser uma especialidade voltada aos desequilíbrios hormonais, a endocrinologia também se dedica a problemas relacionados ao metabolismo. Como exemplo podemos citar a obesidade, uma doença grave, de incidência crescente entre cães e gatos e responsável pela menor qualidade de vida dos animais de estimação. A obesidade diminui a expectativa de vida: cães obesos vivem em média dois anos a menos quando comparados aos cães com peso ideal. Em resumo, um animal “gordinho” não significa um animal saudável.

 

 

Outra desordem metabólica que merece destaque é a hiperlipidemia, ou seja, o aumento dos níveis de colesterol e/ou triglicérides no sangue. Os pacientes com essa alteração podem apresentar dor abdominal, vômitos, diarréia, problemas oculares e convulsões.

 

 

Para se estabelecer o diagnóstico de uma endocrinopatia é necessário uma avaliação completa, a qual deve incluir a história clínica do animal, um minucioso exame clínico, exames complementares, dosagens hormonais e testes funcionais. Estabelecido o diagnóstico, o tratamento a ser adotado deve levar em consideração o quadro clínico do paciente e a etiopatogenia da doença. O ideal é que o paciente seja acompanhado periodicamente durante o tratamento pelo médico veterinário especializado em endocrinologia e metabologia e pelo médico veterinário clínico geral.

 

 

A especialidade endocrinologia e metabologia do Provet atua na prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação da saúde do paciente endocrinopata. O atendimento é realizado em dias e horários previamente agendados, exclusivamente mediante requisição veterinária (carta de encaminhamento do clínico geral).



Aratãs

Av. Aratãs, 1009

Moema – São Paulo

CEP.: 04081-004

Horário de atendimento:

Seg à Qui – 7h às 21h

Sex – 7h às 20h

Sáb – 7h às 16h

55 (11) 3579-1427 / 5055-1427

Divino Salvador

Av. Divino Salvador, 774

Moema – São Paulo

CEP.: 04078-012

55 (11) 5055-9271

Jardim Anália Franco

R. Francisco Zicardi, 16

Jardim Anália Franco – São Paulo

CEP.: 03335-090

Horário de atendimento:

Seg à Sex – 8h às 18h

Sáb – 7h às 15h

55 (11) 3579-1427

Morumbi

Av. Giovanni Gronchi, 2080

Morumbi – São Paulo

CEP.: 05651-002

Horário de atendimento:

Seg à Sex – 8h às 17h

Sáb – 7h às 15h

55 (11) 3579-1427