Provet








Eletrocardiografia

 

 

A Eletrocardiologia é a área da medicina que engloba todos os métodos que utilizam a eletrocardiografia como base inicial da informação diagnóstica. Depois de analisada, a eletrocardiografia pode dar origem a novas formas de se compreender a atividade elétrica do coração. É uma técnica antiga, que teve seu inicio no século XIX, e está bem difundida na área médica. E dentro da medicina veterinária, a análise da atividade elétrica cardíaca dos animais tem sido cada vez mais requisitada.

 

 

As duas principais indicações da eletrocardiografia são a avaliação do ritmo cardíaco (local de formação, freqüência de formação e condução do estimulo elétrico), e a avaliação pré-anestésica. Outras indicações são o acompanhamento da terapia antiarrítmica, investigações complementares de cardiopatias e de algumas alterações sistêmicas em cães e gatos.

 

 

A incidência de problemas cardíacos em animais tem crescido nos últimos anos. Isso ocorre devido ao aumento da expectativa de vida, ao maior conhecimento e acesso da população às principais doenças, e à maior diversidade e acuidade dos equipamentos disponíveis para diagnósticos. Assim, a exemplo do que acontece na medicina, é frequente o encaminhamento de animais para a avaliação eletrocardiográfica, especialmente daqueles acima de 5 anos de idade. A partir de então os acompanhamentos de rotina poderão ser feitos para que, na evidência de alguma alteração em relação ao exame basal, o clínico possa intervir precocemente.

 

 

Os principais sinais indicativos de arritmia são:
• Cansaço fácil;
• Dispnéia;
• Cianose de mucosa oral/ocular/gênito-urinária;
• Pulso irregular;
• Desmaios;
• Síncopes.

 

 

Procedimentos realizados pelo serviço de Eletrocardiografia:
Exame eletrocardiográfico: o eletrocardiograma é um exame de fácil obtenção, rápido e indolor. Consiste na colocação de eletrodos do tipo “jacarés” nos membros e região torácica dos animais. Os eletrodos são umedecidos com álcool para que ocorra a condução elétrica existente naturalmente na superfície corpórea. O paciente permanece deitado em decúbito lateral direito e é monitorado por cerca de 3 minutos, o que possibilita vários registros das 10 derivações de forma simultânea.

 

 

Teste de estimulação por atropina: tem como indicação a diferenciação de determinadas bradiarritmias no que concerne à sua origem. A atropina, por ser um antagonista competitivo das ações da acetilcolina, propicia o aumento da freqüência cardíaca quando a bradiarritmia tem como origem uma estimulação parassimpática excessiva. Caso não haja a resposta com aumento da freqüência cardíaca do paciente, a bradiarritmia poderá ter sua origem por lesão ou má-formação do sistema de condução do coração (bloqueios atrioventriculares) ou por condições extracardíacas como nas alterações eletrolíticas. Diferentes abordagens terapêuticas serão consideradas a partir do resultado. Neste exame o paciente recebe o fármaco por administração endovenosa na dose preconizada para o teste, e o registro eletrocardiográfico é realizado tomando-se os tempos de 5, 10 e 15 minutos pós aplicação. Para um resultado positivo temos que verificar a porcentagem de aumento da freqüência cardíaca neste período.

 

 

Preparo: não existe preparo necessário aos dois exames.

 

 

O Provet, sempre preocupado em oferecer a mais recente tecnologia do mercado e, principalmente, em propiciar conforto aos pacientes e proprietários, dispõe de
um eletrocardiógrafo computadorizado. Este tipo de equipamento possui melhor acuidade na obtenção do registro e possibilita um exame mais ágil, com menor interferência, quando comparado aos aparelhos de fita termossensível. O registro simultâneo e por tempo mais prolongado nos pacientes com histórico de síncope e nas raças mais predispostas a arritmias, como boxers e dobermans, também é um diferencial do método computadorizado.



Aratãs

Av. Aratãs, 1009

Moema – São Paulo

CEP.: 04081-004

Horário de atendimento:

Seg à Qui – 7h às 21h

Sex – 7h às 20h

Sáb – 7h às 16h

55 (11) 3579-1427 / 5055-1427

Divino Salvador

Av. Divino Salvador, 774

Moema – São Paulo

CEP.: 04078-012

55 (11) 5055-9271

Jardim Anália Franco

R. Francisco Zicardi, 16

Jardim Anália Franco – São Paulo

CEP.: 03335-090

Horário de atendimento:

Seg à Sex – 8h às 18h

Sáb – 7h às 15h

55 (11) 3579-1427

Morumbi

Av. Giovanni Gronchi, 2080

Morumbi – São Paulo

CEP.: 05651-002

Horário de atendimento:

Seg à Sex – 8h às 17h

Sáb – 7h às 15h

55 (11) 3579-1427